Eu me considero uma pessoa que se distraí muito rápido. Posso estar focada em uma tarefa, mas quando me dou conta já estou fazendo outra coisa nada a ver. Acontece só comigo?
E eu já reparei que sou assim com tudo, OMG, que raiva! Além de que eu me considero uma pessoa um pouco “dramática” com a organização da minha casa.
Acredito que querer melhorar quando percebemos que não somos tão bons em determinadas tarefas é um grande segredo. Basta se empenhar, pois com o tempo acaba virando um hábito. Por isso, posso afirmar que listas é um hábito maravilhoso na minha vida e eu simplesmente não consigo viver sem elas. N-Ã-O-C-O-N-S-I-G-O. Se eu ficar sem uma lista, pode ter certeza que não vou conseguir cumprir nada do que gostaria e muito menos terei um dia produtivo. É um hábito que só me faz bem e por causa disso quero dividir com vocês como gerencio as minhas listas.
Rotina
Para mim sexta-feira é o dia de fazer listas. Isso acabou virando uma rotina, pois sexta é o dia que eu fecho o cronograma semanal do blog e começo a agendar os novos posts para a semana seguinte. Então acabo ficando por conta de estabelecer qual dia vou gravar vídeos, qual dia vou escrever posts e por ai vai. Acabei pegando esse costume e agora aproveito para fazer as outras listas também.
As listas
- Listas de trabalho: são as listas com tarefas que envolvem coisas do blog e projetos extras.
- Listas de compras: toda semana faço o meu cardápio semanal e aproveito para já elaborar a lista de compras.
- Lista de limpeza da casa: eu estava amando ter alguém para fazer a limpeza para mim, mas comecei a ter problemas e decidi que eu mesma voltaria a fazer tudo. Então, aproveito e também faço uma lista com tarefas domésticas que farei durante a semana.
- Lista de metas: eu tenho uma lista de metas que eu faço mensalmente (ela fica na primeira página no meu planner) e toda semana dou uma conferida para ver como está o andamento.
- Lista de tarefas: essa é uma lista que eu acabo atualizando diariamente ou sempre que necessário, pois nela eu marco compromissos e tarefas que vão surgindo ao longo da semana. Exemplo: ir ao banco, ir ao médico ou ligar para alguém. É basicamente uma agenda, mas também não deixa de ser uma lista de tarefas.
Pode parecer muitas listas, mas na verdade não é. Bom, pelo menos para mim que estou completamente acostumada e como já disse, não sei mais viver sem elas.
Como eu gerencio
Por algum tempo eu comecei a fazer todas as minhas listas no Evernote. Confesso, é realmente muito prático, principalmente pela comodidade de poder acessar pelo celular. Mas funcionou apenas por um tempo, pois eu sou mesmo é da galera do papel, sabe? Em várias coisas na minha vida eu abandonei o papel como forma de organização e passei a usar mais o mundo virtual. Senti uma melhora gigante! Mas para organizar as minhas listas do dia a dia eu gosto mesmo é de pegar a caneta e escrever no meu planner.
E isso vai de cada pessoa, não existe certo ou errado. Existe o que funciona para você. Só acho interessante você se preocupar em centralizar tudo em apenas um lugar para não ter aquela preocupação de que tal anotação está no Excel, outra no aplicativo, outra no papel e aquela outra no Evernote. Vale a pena eleger apenas uma forma de gerenciamento de lista ta?
Agora aproveite que a semana está começando e coloque a dica das listas em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário